{Resenha} São Francisco de Assis

by - março 11, 2015

Olá, aventureiros!

     Hoje tem resenha aqui no blog do livro São Francisco de Assis, de autoria do grande historiador Jacques Le Goff




    Le Goff escreve esse livro baseado na obra de Tomás de Celano (que eu preciso comprar, ganhar...), um importante frade franciscano da Idade Média.
     Sou completamente apaixonada pela vida e missão de São Francisco de Assis. Ele viveu na Idade Média, nascido em uma família rica, viveu na Itália, na cidade de Assis, onde o pai era um influente comerciante da região. Francisco era um jovem como muitos de sua época (gostava de festas, banquetes, cantava serenata para as moças bonitas da região...). Sim, ele era líder da juventude de onde morava; e foi canonizado. Vamos entender o porquê.
     Francisco havia sido preso após um árduo combate. Lá, ele adoeceu. Sofreu de doença nos olhos e afecções do sistema digestivo: estômago, baço e fígado. Quando melhorou, ele não era mais o mesmo: tinha desistido de toda a vida de fortuna, festas e bebida.

"Francisco, que participava da batalha em que enfrentaram as duas cidades, em 1202, na ponte de San Giovanni sobre o Tibre, aí foi feito prisioneiro pelos perusianos e ficou mais de um ano na prisão em Perúsia." (pág. 61)
     Após algum tempo, São Francisco decidiu abandonar sua vida de luxo e seguir Jesus, na sua mais singela pobreza. Aí começa sua conversão, ao abandonar o dinheiro e os bens materiais. 
       No início de seu Testamento, Francisco lembra da sua conversão.
       "O Senhor deu, a mim, Irmão Francisco, a graça de começar a fazer penitência: quando ainda estava em pecado, parecia-me muito amargo ver os leprosos, mas o próprio Senhor me levou a estar com eles e eu usei de misericórdia: quando me afastei dali, aquilo que antes me parecia amargo rapidamente se transformou em doçura de alma e de corpo. Em seguida, esperei um pouco e saí do mundo." (pág. 67)
      Ele fundou a Ordem Franciscana, a qual foi atraindo diversos homens para fazer parte. O primeiro a seguir Francisco foi um homem piedoso e simples, o qual nada se sabe. O segundo foi Bernardo de Quintavalle, o terceiro, Pietro Cattani, o quarto é Frei Egídio. O grupo chega aos doze, remetendo aos doze apóstolos. Francisco chama os doze e se encontram em Porciúncula, entre 1209-1210. Segundo São Boaventura, Porciúncula é o lugar que Francisco mais amou no mundo.
     Foi chamado por Deus para restaurar a Igreja (que, a princípio, Francisco entendeu como a igreja de pedra, porém, Deus falava da própria Igreja de Cristo, que estava enfraquecida pelas heresias, divisões). Eles viajavam pregando o evangelho de Cristo, repartiam os bens com os pobres, ajudavam os doentes e mendigos, cuidavam com amor de toda Criação.
       Francisco tem obras escritas por ele, bem pequenas, nomeadas Testamento. Os autores que escreveram sobre a vida de São Francisco citados no livro de Le Goff são Tomás de Celano e São Boaventura (Tomás de Celano principalmente).  
      São Francisco é conhecido também como santo protetor dos animais e da natureza. Ele tratava toda criação de Deus por irmão e irmã (ver: Cântico das criaturas).

      São Francisco de Assis é, antes de mais nada, um livro acadêmico, não somente religioso. O que me deixou mais animada ao ler o livro foi vendo um historiador escrevendo sobre a vida de um santo. Sábias palavras, sábia pesquisa! Para quem quer ter um conhecimento mais aprofundado sobre a vida de São Francisco, recomendo esse livro.

Livro: São Francisco de Assis
Autor: Jacques Le Goff
Editora: Record
Ano: 1999

You May Also Like

0 comentários